Lubango - O árbitro internacional aposentado, João Gonçalves, de 70 anos de idade, foi homenageado, quarta-feira, na cidade do Lubango (Huíla), com diploma de honra e uma taça de um torneio quadrangular organizado em seu nome.
A iniciativa, promovida pela a Associação Provincial de Futebol (APF) na Huíla, serviu para reconhecer o contributo do árbitro em prol do desporto.
João Gonçalves foi árbitro provincial por mais de dez anos, nacional por 20 e internacional por quatro anos, tendo se aposentado em 1997.
Participou de vários cursos de formação profissional de arbitragem nos anos 70 e 80 nas províncias da Huíla, Benguela, Huambo e Luanda.
Em declarações à ANGOP, na cerimónia de homenagem, o secretário-geral da APF na Huíla, Rafael Rocha, afirmou que João Gonçalves constitui uma figura proeminente no desenvolvimento desportivo ao longo dos anos da sua carreira profissional.
Já o homenageado, manifestou-se regozijado com a cerimónia e agradeceu a iniciativa da APF, considerada marcante para a sua vida.
Por sua vez, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, sublinhou que a homenagem ao árbitro é merecida, por tudo que fez em prol do desporto.
Informou que a instituição está igualmente a cadastrar árbitros para serem homenageados nos próximos dias.
João Gonçalves já desempenhou as funções de director provincial da Juventude e Desportos na Huíla, vice-presidente dos clubes Ferroviário da Huíla e Futebol Clube do Lubango, secretário técnico do Sagrada Esperança da Lunda-Norte e membro da Federação Angolana de Futebol (FAF).
Para além de João Gonçalves, a Huíla tem mais dois árbitros internacionais da velha guarda, nomeadamente, Lopo Tomé e Manuel Pimentel.
Conta actualmente com 163 árbitros da nova vaga, entre os quais estagiários, bem como os que actuam nos campeonatos províncias, nacionais e internacionais, com destaque para Tânia Gonçalves e Gerson Emiliano.