Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Futebol feminino ganha novo fólego

     Desporto              
  • Luanda • Segunda, 17 Janeiro de 2022 | 20h57
Pormenor de um treino da  selecção de futebol feminino (Arquivo)
Pormenor de um treino da selecção de futebol feminino (Arquivo)
Marcelino Camões

Luanda - Uma acção de distribuição de material desportivo, abrangendo núcleos, clubes e escolas será desenvolvida, em Fevereiro, pela Federação Angolana de Futebol (FAF), para o fomento do sector feminino.

O contingente, não especificado, já começou a chegar ao país para posterior distribuição, num trabalho conjunto entre a FAF é o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).

Em declarações à imprensa, à margem da Gala do prémio "Claque Magazine Awards´2021", realizada no fim-de-semana, em Luanda, o presidente da federação, Artur de Almeida, afirmou estar o facto enquadrado no âmbito da ajuda atribuída pela FIFA para alavancar o futebol feminino.

Numa visita ao país, em Novembro de 2019, o presidente do órgão reitor do futebol no mundo, Gianni Infantino, atribuiu um subsídio universal de solidariedade de um milhão de USD para o filiado de Angola e mais 500 mil USD especificamente para projectos no feminino.

No entanto, o destino dado a esta verba não tem sido consensual entre os fazedores da modalidade, que esperam por uma actuação melhor para a inversão do actual quadro, considerado crítico.

Naquele período, a FAF divulgou um plano de distribuição dos valores compreendendo 40 mil USD para a biossegurança devido à Covid-19, 30 mil USD para meios técnicos e 16 mil USD para cada clube no Girabola.

As nove equipas da IIª divisão, vulgo Segundona, tiveram direito a 10 mil USD para a manutenção das actividades desportivas na época 2020/2021, enquanto para outras agremiações e escolas de formação, legalmente constituídas, foi reservada 248 mil USD.

Ainda no plano de distribuição da verba oriunda da FIFA, as Associações Provinciais receberam, segundo a FAF, 12 mil USD cada. 5 mil USD foi para a Associação de Árbitros, enquanto as Associações de Treinadores e de Jogadores tiveram igualmente direito a 5 mil USD cada.

Quanto ao futebol de salão e de praia, a primeira recebeu 5 mil USD e a segunda 2 mil USD.

A nota da FAF fazia menção que a Selecção Nacional de Futebol Sénior Feminina absolveria 100 mil USD, já as selecções de formação 150 mil USD.

Para as provas nacionais seniores femininas, a verba reservada foi de 50 mil USD. As competições dos escalões juniores e juvenis também receberam 50 mil USD. Para os clubes e escolas de formação o montante atribuído foi de 80 mil USD.

Foi canalizado a quantia de 40 mil USD para a formação e para a biossegurança e meios técnicos 30 mil USD.

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+