Lubango – A inspecção da Confederação Africana de Futebol (CAF) aprovou hoje, sexta-feira, no Lubango, a relva do Estádio Nacional da Tundavala para acolher jogos internacionais.
A equipa técnica fez a constatação durante dois dias e avaliou toda a infra-estrutura desportiva, cujas condições são aceitáveis, mas a decisão final para a aprovação do Estádio depende da CAF, após relatório.
Trata-se da relva, bancadas, balneários, sistemas de vídeo-vigilância e de som, zona da imprensa, entre outros, melhorados após trabalhos de recuperação.
Segundo o inspector da CAF, Gerson Melo, o Estádio da Tundavala apresenta condições favoráveis para albergar qualquer tipo de jogo nacional e internacional como resultado do recente trabalho de recuperação.
Fez igualmente uma apreciação positiva dos hotéis visitados e o hospital central do Lubango por estarem apetrechados para atender os utentes.
Para além do Nacional da Tundavala na Huíla, a delegação da inspecção da CAF já constatou igualmente o 11 de Novembro, na capital do país, e dará sequência às visitas nos estádios 22 de Junho (Luanda), Sagrada Esperança (Lunda Norte), de Ombaka (Benguela) e Chiazi (Cabinda).
A estrutura desportiva, com capacidade para 21 mil e 40 lugares, recebeu pela última vez um jogo da selecção nacional a 13 de Junho de 2015, quando os Palancas Negras derrotaram a República Centro Africana, por 4-0, em jogo do grupo B de qualificação ao CAN 2017, no Gabão.
O Estádio Nacional da Tundavala foi inaugurado em 2009 e albergou jogos do CAN 2010.