Luena - Akwá, ex-capitão da Selecção Nacional de Futebol, reconheceu, na cidade do Luena (Moxico), que o futebol angolano está a registar uma das suas melhores fases, devendo servir de alento para se manter a aposta na formação.
O “goleador-mor” dos Palancas Negras veio ao Luena para assistir a final do torneio de futebol denominado "Luena Champions League".
O autor do golo que apurou Angola a um mundial (2006), sustentou que a subida dos Palancas Negras, de 90 para 85, na ranking da FIFA, mercê das recentes exibições do combinado angolano, são indicadores da evolução do futebol.
Aliada a evolução dos Palancas Negras, apontou igualmente a presença constante das equipas angolanas nas afrotaças, destacando, este ano, o FC Bravos do Maquis, Desportivo da Lunda-Sul e do Sagrada Esperança, apurados para a fase de grupos da Taça CAF e da Liga dos Campeões.
Esses resultados, segundo o maior goleador dos Palancas Negras, devem incentivar os governos, empresários e toda a sociedade a contribuir no desenvolvimento do futebol de formação e das ruas, construindo e reabilitando campos e estádios relvados.
“Com isto, dará mais dignidade aos jogadores, sobretudo para a sua ascensão na carreira profissional”, disse Akwá, um dos maiores avançados da selecção nacional, que segundo registos oficiais, marcou 38 golos 78 jogos. LTY/YD