Luanda - O técnico da Selecção Nacional sénior feminino de basquetebol de Moçambique, Nilton Manheira, afirmou que a sua equipa entrou desconcentrada na quadra fruto de uma situação extrajogo, associando a derrota de 58-65 a tal facto.
Em declarações à imprensa, após a partida disputada no pavilhão da Cidadela, que o colectivo caminhou do hotel para o palco do jogo por falta de transporte, situação que criou constrangimentos.
Ainda assim, o treinador referiu que o seu conjunto conseguiu responder às dificuldades na quadra, mas Angola já estava embalada e conseguiu gerir o jogo até ao apuramento.
O treinador frisou que o objectivo era de apurar Moçambique ao Afrobasket, sem depender de nada, mas que agora tudo depende do que a FIBA decidir em termos de repescagem.
Por outro lado, Ingvid Mucuaro lamentou a situação vivida, acrescentando ser agora importante levantar a cabeça e continuar a trabalhar.
Já a jogadora que marcou 18 pontos, sendo a melhor marcadora da equipa, considera que as jogadoras foram guerreiras mesmo não conseguindo a qualificação directa.
A capitã moçambicana já passou pelo 1.° de Agosto e pelo Interclube, onde conquistou títulos nacionais, em ambos os casos.
Entretanto, a equipa de reportagem da ANGOP, destacada para a cobertura do torneio, não apurou ainda, junto da Federação Angolana de Basquetebol, a veracidade das declarações do treinador moçambicano.
As duas selecções estão hospedadas numa unidade hoteleira na Vila Alice, a menos de cinco minutos de caminhada até ao Complexo da Cidadela.
BSV/MC