Luanda - A impossibilidade de Angola atingir os quartos-de-final do torneio de andebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, marca o noticiário desportivo da semana na Agência Angola Press (ANGOP).
Na maior competição desportiva universal, a selecção campeã africana perdeu para o Brasil, por 19-30, no último jogo da fase de grupos (B), falhando o objectivo de apurar-se para a fase seguinte.
Ao intervalo, as “Pérolas”, designação da equipa angolana, já perdia por 6-14, num jogo atípico em que o combinado do país ficou 20 minutos sem marcar qualquer golo.
Em atletismo, o velocista angolano Marcos dos Santos quebrou o novo recorde nacional, nos 100 metros em pista, ao cronometrar 10.31, na prova preliminar, superando o seu anterior registo de 10.42, feito no meeting de Pretória, na África do Sul, em Fevereiro último.
Após atingir a segunda posição da série 4, garantindo o passe para a fase de qualificação às meias-finais, Marcos falhou os quatro lugares de apuramento, ao quedar-se em sétimo, com o tempo de 10.40 Tornou-se no único angolano a qualificar-se para a fase seguinte em provas dos 100m, em Jogos Olímpicos.
O país também está representado no mesmo evento, com atletas do remo, canoagem, vela e judo.
A nível interno, no desporto adaptado, a indicação dos atletas Juliana Moko (deficiente visual total -classe T11) e Sabino Chipesse (deficiente motor-classe T46), que serão os representantes de Angola nos Jogos Paralímpicos, a disputar-se de 28 deste mês a oito de Setembro, em Paris (França).
De acordo com a convocatória do treinador nacional, José Manuel, a atleta da província de Benguela vai disputar as provas de velocidade de 100, 200 e 400 metros femininos, enquanto que o outro, da província do Bié, competirá nos 400 metros masculinos, numa delegação que integra ainda o atleta-guia, Abraão Sapalo, da província de Benguela.
No basquetebol, a Federação Angolana (FAB) e o seleccionador nacional, Pep Clarós, terminaram o vínculo contratual iniciado em 2020 e renovado em 2023, de acordo com o presidente do órgão reitor da modalidade, José Moniz Silva
O dirigente justificou a decisão com o fim do mandato de quatro anos, devendo o pleito eleitoral, para a eleição do novo elenco, ser realizado nos próximos meses, para que a próxima direcção não tenha que discutir a rescisão, se eventualmente decidir pela não continuidade.
No futebol, o técnico Albano César foi apresentado, na província de Cabinda, como o novo treinador da equipa do Sporting local, em substituição de Abel da Conceição, que durante um ano e meio orientou os “Leões do Norte”.
Das Artes Marciais Mistas (MMA), o reconhecimento de darem fortes sinais de evolução nos últimos anos, e esperança de bons resultados no Campeonato do Mundo de juvenis, a decorrer, a partir de segunda-feira (5), em Abu Dhabi, segundo o secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira.
Ao falar na cerimónia de entrega oficial da bandeira nacional à Selecção Nacional, na Galeria dos Desportos, em Luanda, o dirigente valorizou o trabalho de base que tem sido desenvolvido pela federação, permitindo augurar resultados positivos em provas internacionais.
No hóquei em patins, a equipa da Académica de Luanda conquistou o Campeonato Nacional, ao vencer o Petro de Luanda, por 4-2, na quarta partida dos "play-off" da final a melhor de cinco jogos.
Ao intervalo do desafio, disputado no Pavilhão da Cidadela Desportiva, em Luanda, as duas equipas estavam empatadas a um golo.
Realce, ainda, a importância da academia e da visão no sucesso desportivo, analisada no primeiro Fórum de Futsal de Angola, realizado na Academia BAI, em Luanda, promovido pela Federação Angolana (FAFUSA), que também incluiu temas como o "Treinador" e a “Conquista da mudança”.
Participaram nesta primeira iniciativa do género no país jogadores de futsal, treinadores, antigos praticantes e dirigentes desportivos. VAB