Ondjiva - A necessidade das escolas incentivarem a prática do desporto nas comunidades em benefício da saúde física e mental, foi defendida, esta sexta-feira, em Ondjica, pelo director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata.
Em declarações à ANGOP, a propósito do 3 de Abril, Dia mundial do desporto comunitário, disse que as escolas devem promover actividades desportivas como forma de despertar o interesse dos alunos e a população no geral, sobretudo na prática do futebol em campos pelados nas aldeias.
Reconheceu que a prática do desporto comunitário, que inclui outras modalidades como o futebol, basquetebol e o atletismo, ajuda na descoberta de novos talentos para potenciar o desporto federado.
"A data deve servir de reflexão e se trabalhar mais para a inclusão da comunidade na prática das modalidades desportivas nas aldeias, visto que nota-se um grande recuo por falta de incentivo", realçou.
Nelson Ndemulikuata apelou ainda às comunidades a resgatarem o desporto tradicional como a wela, que tem estado a desaparecer.
O Dia do Desporto Comunitário é comemorado anualmente em 3 de Abril, com o objectivo de promover as actividades desportivas e de aprimorar os valores da cooperação, da solidariedade, da responsabilidade compartilhada e da partilha entre comunidades, escolas, organizações públicas e privadas, empreendedores e envolvidos na educação nacional.
A província do Cunene conta com dois campos com relva sintética, localizados na cidade de Ondjiva, bem como 20 campos de terra batida “pelados“ a nível dos municípios. PEM/LHE/FN