Ondjiva - O atleta Ahmed Baba, da província do Cunene, na categoria dos -70kg, regressou este sábado em Ondjiva com a medalha de bronze conquistada na primeira edição do Campeonato ADCC Angola Open de Jiu-Jitsu`2024, que decorreu em Luanda.
Entre oito atletas da sua categoria, Ahmed Baba disputou dois combates obtendo uma vitória e uma derrota, que lhe valeu o terceiro lugar.
A medalha de ouro ficou com o atleta Matias Monteiro, de Luanda, e a prata com Anderson Carmo, de Benguela.
O Campeonato ADCC Angola Open`2024, realizado no dia 23 de Setembro do ano em curso, envolveu mais de 100 atletas, nas categorias dos 55, 65, 70, 73, 85 e +90 kg.
Falando à ANGOP, o atleta considerou positiva a classificação alcançada nesta primeira participação do Cunene na prova onde teve o privilégio de competir com atletas mais dotados em termos de experiência.
O também proprietário da única academia de Jiu-Jitsu de Ondjiva, realçou a necessidade de se divulgar mais a importância desta modalidade para a sua valorização e despertar os jovens a aderirem aos treinos.
O jiu-jitsu é um desporto de combate e uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão.
Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes, até conseguir imobilizá-lo, usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.
A Academia de Jiu-Jitsu da cidade de Ondjiva, criada em 2023, controla 22 atletas, dos quais 10 federados que competem nos campeonatos regionais da modalidade. PEM/LHE/MC