Huambo – A luta pela permanência no Campeonato Nacional de futebol da I divisão (Girabola 2022/23), constitui o objectivo a alcançar pela equipa do Cuando Cubango FC, na competição com inicio previsto para o próximo dia 24.
Na edição passada, o único representante da província do Cuando Cubango terminou, de forma histórica, na 10ª posição, com 36 pontos, fruto de nove vitórias, igual número de empates e 12 derrotas, tendo marcado 22 golos e sofrido 33.
Antes disso, a sua melhor classificação foi o 11º lugar da tabela classificativa, alcançado na época 2018, ano da sua estreia no Girabola, com 31 pontos.
Ao falar esta quinta-feira à ANGOP, no final do pré-estágio realizado na província do Huambo, o treinador do Cuando Cubango, Luís Quintas, disse que o objectivo definido pela direcção da agremiação desportiva para a próxima edição do Girabola passa pela permanência na maior prova futebolística do país.
Por esta razão, referiu que a equipa vai disputar a prova, mas sem qualquer pressão para além da manutenção no campeonato.
Segundo o treinador, depois da manutenção, a equipa vai trabalhar para igualar ou superar a classificação conseguida na época passada.
Sem revelar as saídas e entradas no plantel, disse que vai contar com reforços provenientes dos escalões de formação e de algumas equipas da I divisão.
Na província do Huambo, o Cuando Cubango realizou, desde quarta-feira, dois jogos treinos com o Ferrovia do Huambo e o JGM local, tendo ganho as duas partidas, respectivamente, por 5-1 e 1-0.
O timoneiro desvalorizou os resultados e destacou a evolução técnica e táctica apresentada pelos atletas durante os jogos com equipas do Huambo que, nesta altura, disputam o Campeonato Provincial de futebol.
“Foram dois treinos muito proveitosos, não pelos resultados que tivemos, mas por permitirem a equipa técnica tirar boas ilações e notar que a cada dia que passa a equipa mostra-se mais preparada, unida e pronta para disputar o Girabola de igual para igual com todos adversários”, referiu.
Informou que, antes de escalar o Huambo, o seu conjunto realizou outras partidas no Bié com as equipas locais que disputam o Campeonato Provincial de futebol.
Luís Quintas mostrou-se preocupado pelo facto do Cuando Cubango não ter realizado, até ao momento, nenhum jogo com equipas da I divisão, por não se mostrarem disponíveis para o efeito, contrariamente com as dos escalões inferiores.
Por esta razão, espera por uma resposta positiva antes do início do Girabola, caso contrário, manifestou a intenção de voltar a jogar com o Ferrovia do Huambo e o JGM.
O Cuando Cubango FC foi criado em 2009, numa altura em que participava no Campeonato Provincial, com a designação de Futebol Clube Casa Militar do Cuando Cubango.
No mesmo ano mudou de designação para Cuando Cubango Futebol Clube.
No seu histórico, a província já teve duas equipas no Girabola, nomeadamente a Chicoil do Cuando Cubango, que ascendeu em 1997 e despromovido no mesmo ano, bem como o 4 de Abril do Cuando Cubango nas épocas 2016 e 2017.