Gira Benguela caça talentos nas comunidades

     Desporto              
  • Benguela • Quinta, 27 Outubro de 2022 | 21h38
António Moises, Coordenador do Gira Benguela
António Moises, Coordenador do Gira Benguela
Adriano Sokópi

Benguela – A captação de talentos nas comunidades é o objectivo principal do torneio de futebol denominado “Gira Benguela”, que arranca a 5 de Novembro próximo, foi anunciado esta quinta-feira.

Iniciativa do projecto Movimento Desporto na Comunidade (MDC), o torneio “Gira Benguela” é o segundo maior evento do género em Angola, depois do “Gira Luanda”.

Prevê movimentar 16 equipas de futebol em representação dos dez municípios da província, durante três meses.

Falando a propósito da competição, apresentada, em Benguela, o coordenador do MDC, António Moisés, destacou ainda como meta a revitalização do futebol nas comunidades nos vários escalões.

Explicou que as 16 formações, das quais seis das comunas do município de Benguela, serão organizadas por séries, apurando-se para a fase seguinte as duas primeiras classificadas.

Indicou que o vencedor receberá um prémio de dois milhões de kwanzas, o segundo classificado (um milhão e 500 mil) e o terceiro (um milhão). O melhor marcador e o guarda-redes menos batido irão embolsar (200 mil) cada.

Acrescentou que o goleador do torneio e o melhor guarda-redes vão beneficiar de integração imediata no clube de futebol Escolinha Isaac de Benguela, actualmente a disputar o Campeonato Nacional (Girabola 2022-23).

António Moisés apontou como outro objectivo do MDC a ocupação da juventude através do desporto, permitindo combater o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o tabagismo e drogas, a fim de tirar os jovens do mundo da criminalidade.

 “A falta de ocupação gera delinquência. Queremos congregar e socializar todos os jovens através do desporto”, reiterou, realçando, entretanto, o apoio do governador provincial de Benguela, Luís Nunes, e da classe empresarial local para o arranque da prova, em Novembro.

Por sua vez, o chefe de Departamento Provincial de Desporto em Benguela, João Gabriel, acredita doravante numa melhor imagem para o desporto na comunidade, sobretudo o futebol, como modalidade rainha.

Disse tratar-se de uma iniciativa muito louvável do Governo e ressaltou o seu aspecto inclusivo por juntar todos os municípios da província de Benguela e oferecer prémios que ajudarão na organização das equipas.

Acrescentou que a acção nas comunidade visa a ampla mobilização da juventude em torno do desenvolvimento desportivo, como factor de união, inclusão social, educação e cultura.

Concluiu que o Movimento Desporto na Comunidade aposta em outras modalidades desportivas tais como  o andebol, ginástica, basquetebol e a tradicional garrafinha (para senhoras).

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+