Dundo - Angolanos residentes na província da Lunda-Norte acreditam que Angola, por ter uma seleção mais jovem e pelo facto de terminar a fase de grupos na liderança, tem motivação suficiente para vencer a Namibia no próximo sábado, 27, e qualificar-se para os quartos de final.
Ouvidos pela Angop, o presidente da Associação Provincial de Futebol, Ernesto Lotina, acredita que as Palancas Negras (designação oficial da seleção angolana de futebol) têm tudo para vencer a Namibia, basta apenas continuarem com a determinação, motivação e crença demostrada na fase de grupos.
Segundo o responsável, ao vencer o grupo D na fase de grupos e por uma equipa mais jovem que a da Namíbia, "Angola tem a obrigação de se assumir como favorita" e qualificar-se para os quartos de final.
Apelou serenidade, discernimento e mais agressividade no meio campo do conjunto nacional.
Por sua vez , o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, José Pinto, disse que os números alcançados na fase regular , dão garantias de que Angola fará uma boa partida , apelando um trabalho psicológico para que a seleção entre no jogo sem pressão.
Defendeu o 11 inicial que defrontou o Borkina Fasso, por ter demostrado consistência e eficiência nas acções ofensivas e defensivas.
Já o dirigente desportivo José da Rosa "Zeca Rosa", apelou humildade e cautelas, porque "a Namíbia apesar de ser uma seleção mais velha, já mostrou que pode surpreender".
O cidadão Rogério Santos, disse que a fase regular mostrou que a seleção angolana tem mais argumentos e ambição e se continuar como está , pode chegar mais longe na competição.
A cidadã Karol Cabuya, apelou espírito ao colectivo e contínua eficácia no ataque.
Na fase regular, as Palancas Negras terminaram na primeira posição com sete pontos (Grupo D), fruto de um empate e duas vitorias, diante da Argélia (1-1), Mauritânia (3-2) e Burkina Faso (2-0).
Os namibianos, por seu lado, que competiram no Grupo E obtiveram um triunfo (1-0), frente a Tunísia, empate (0-0) com o Mali (vencedor da serie 5 pontos) e derrota pesada de 0-4 diante da África do Sul, somando quatro pontos, em terceiro lugar.HD