Luanda - O Petro de Luanda empatou hoje (sábado), na capital do país, a um golo, diante do Wiliete de Benguela, em jogo da 28ª jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2022/23), e volta as contas para encurtar a revalidação do título.
Na partida disputada no estádio 22 de Junho, pautado por um relativo equilíbrio inicial, os golos foram marcados por Nelito (12´) da parte da equipa visitante, e do anfitrião Gilberto (50´).
Desta, os petrolíferos, que em caso de vitória hoje ficariam a uma vitória da consagração, voltam a fazer contas nos jogos que se seguem e antecipar os “festejos” do título, já que lideram a prova, com 63 pontos.
O adversário desta tarde, quarto posicionado (47 pts) que apareceu destemido e com um grande número de adeptos provenientes de Benguela, conseguiu por diversas vezes trazer algum desânimo a equipa do técnico Alexandre Santos.
Mesmo actuando fora do seu reduto, o visitante marcou cedo, aos 12 minutos, por intermédio de Nelito, que foi superior a dupla de centrais do campeão nacional.
O jogo trouxe algumas melhorias nas hostes do “catetão”, que passou a surgir mais vezes na baliza contrária. Bem no reinício do desafio, o petrolífero Tiago Azulão serviu Gilberto, que fez o golo da igualdade.
Após o empate, os donos da casa ficaram mais empolgados e jogaram para o ataque, sem que o segundo golo surgisse.
Já na fase derradeira, mesmo com o aumento das acções ofensivas e várias oportunidades para marcar, o Petro foi perdulário, muito por culpa também da grande exibição do guarda-redes Nsezani, uma barreira difícil de ultrapassar.
As duas equipas com algum receio, apresentaram um futebol incaracterístico, nos minutos finais, com os “nervos visíveis” em cada acção de jogo.
O arqui-rival do Petro, o 1º de Agosto (2º/57) apenas joga, domingo, diante do Sagrada Esperança da Lunda Norte (3º/49), em Luanda. WR/VAB