Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Boxe angolano procura em Itália apuramento para Jogos Olímpicos  

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 10 Fevereiro de 2024 | 18h21
Pormenor de um combate de boxe
Pormenor de um combate de boxe
Antonio Escrivão

Luanda - A Selecção Nacional de boxe, constituída pelos pugilistas Pedro Gomes e Dirsino Boika, compete de 3 a 11 de Março, em Itália, na 2ª Janela mundial de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris2024, em França.  

Das categorias de 57 e 71 kgs, respectivamente, Pedro, de 33 anos de idade, actualmente representa o Benfica de Portugal, enquanto que Dirsino, 21, é praticante em França, estão em condições de lutarem pela vaga do país nos Jogos Olímpicos, garantiu à ANGOP, em Luanda, o presidente da Federação Angolana de Boxe (FABOXE), Simão Muanda.           

A equipa angolana será orientada pelos treinadores José Carvalho Paulo Muhongo “Chilola, ex-pugilista e medalha de ouro no 2º Jogos da África Central, em 1981, no país, e o português Paulo Jorge da Silva Magalhães, do Clube Sport Lisboa e Benfica.

Segundo o líder da FABOXE, Simão Muanda, que chefiará a delegação nacional no torneio de apuramento na Itália, antes, os pugilistas realizam um estágio pré-competitivo na região de Algarve, em Portugal, a partir do dia 15 deste mês.

Angola esteve ausente da primeira (1ª) Janela de qualificação africana, disputada em Setembro de 2023, em Dakar, no Senegal. Além destas, ainda existe à terceira (3ª) Janela de apuramento mundial, em Maio/Junho, na Tailândia.

O boxe angolano teve a última presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com o pugilista Ntumba Silva, mas acabou derrotado sem competir, por falhar a pesagem. A primeira representação angolana ocorreu nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, com os pugilistas João de Almeida, Abílio Cabral e Alberto Coelho. VAB        



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+