Basquetebol: Maquis conquista torneio “107 anos do Moxico”

     Desporto              
  • Moxico • Segunda, 16 Setembro de 2024 | 21h46
Partida de basquetebol entre Misto de Catoca vs Bravos do Maquis
Partida de basquetebol entre Misto de Catoca vs Bravos do Maquis
Kinda Kyungu- Angop

Luena – A equipa de basquetebol do Bravos do Maquis conquistou, esta segunda-feira, o torneio dos 107 anos da elevação do Moxico à categoria de província, ao derrotar na final o misto do Catoca da Lunda – Sul, por 65-61.

Numa partida muito equilibrada, do princípio ao fim, a turma do Moxico, orientada pelo técnico Lino Vieira, venceu todos os períodos do jogo, com resultado ao intervalo por escassos 29-24.

Quando faltava sete minutos para o término do desafio, o misto do Catoca conseguiu chegar pela primeira ao empate, durante o desafio, fixando o placar para 50 pontos cada.

Entretanto, a equipa do Moxico soube gerir o desafio até ao apito final com resultado global de 65-61, com o posto Hernánez a evidenciar-se como o cestinha do jogo, com 23 pontos concretizados, seguido por Nelson, da equipa adversária que apontou 20 pontos na conta pessoal.

Ainda nesta modalidade, a equipa maquisarde, em feminino, em sub-18, venceu a Roliv na final do torneio disputado no mesmo palco, por 12 - 4.

As festividades da província estão a ser comemoradas sob o lema “Festas do Moxico – Unidade, progresso e desenvolvimento”.

 Moxico foi elevado à província no dia 15 de Setembro de 1917, por via do Decreto 3365. É a província de Angola com maior dimensão territorial, ocupando 17% do Território Nacional, tem uma superfície de cerca de 223.023 quilômetros quadrados.

Está organizada administrativamente em nove municípios: Alto-Zambeze, Bundas, Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Cameia e Moxico (sede provincial). 

A sede provincial é a cidade do Luena, que concentra mais de 40% da população dos cerca de um milhão e 200 mil habitantes. TC/YD





+