Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Basquetebol adaptado: Misto de Benguela conquista I edição da supertaça em feminino

     Desporto              
  • Bié • Sábado, 19 Outubro de 2024 | 01h38
Pormenor de um jogo de basquetebol em cadeira de rodas em femininos
Pormenor de um jogo de basquetebol em cadeira de rodas em femininos
Valentino Yequenha

Cuito - O Misto de Benguela conquistou, na noite desta sexta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, a I edição supertaça de basquetebol feminino em cadeira de rodas, ao vencer a sua similar do Huambo, por 20-12.

A prova, disputada no Pavilhão Multiuso do Sporting do Bié, opôs o campeão nacional (Misto do Huambo) e o vice-campeão (Misto de Benguela) da segunda edição do campeonato nacional da modalidade, realizada no ano passado, na província do Huambo.


Ao intervalo, a formação de Benguela vencia por 8-7, recuperando da desvantagem de 2-6 que trazia no primeiro quarto. Já nos quartos a seguir, foi mantendo o domínio da partida até consolidar o trunfo.


No final, o treinador do Misto de Benguela, João Baptista Magalhães, mostrou-se feliz pela conquista da supertaça, referindo ser um objetivo concretizado.


Por sua vez, o técnico adjunto do Misto do Huambo, Walter Ekuikui, que felicitou a equipa adversária pela vitória, aposta agora na rivalidação do titulo de campeão nacional.


A disputa da supertaça antecedeu ao início da terceira edição do Campeonato Nacional, cuja abertura formal foi realizada de forma conjunta no mesmo acto.

Ao discursar na cerimónia, o diretor provincial dos Registos e Modernização Administrativa, João Mário, em representação da governadora provincial, Celeste Adolfo, destacou a importância da competição, por ser uma oportunidade para pessoas com deficiência mostrarem a sua resiliência e contributo no desenvolvimento da sociedade.


Aproveitou para apelar ao espírito do fair play.


O nacional de basquetebol feminino em cadeira de rodas, a disputar-se pela primeira vez na cidade do Cuito, de 19 a 26 do mês em curso, contará com a participação de oito equipas, o mesmo número da edição passada, em representação de cinco províncias.


As equipas estão repartidas em duas séries: A (Misto do Huambo, Centro de Medicina "Princesa Diana" do Huambo, Misto do Cuanza Sul e INEFOP de Viana de Luanda) e B (Mártires do Cuito do Bié, Centro de Reabilitação Física de Viana de Luanda, Misto da Huíla e Misto de Benguela).


Na primeira jornada da competição, o campeão, Misto do Huambo, vai defrontar, na segunda partida do dia, a sua similar do Cuanza Sul. Antes, o Centro de Medicina "Princesa Diana" e a formação do INEFOP de Viana medem forças no jogo inaugural.


Já na série B, o Misto de Benguela e o Centro de Reabilitação Física de Viana protagonizarão o primeiro jogo, o terceiro do dia, e para encerrar a jornada, a equipa anfitriã, Mártires do Cuito (Bié), terá pela frente o Misto da Huíla.


Apuram-se para a etapa seguinte as duas primeiras classificadas de cada grupo.


As duas primeiras edições do competição decorrem na província do Huambo. A primeira edição foi ganha pelo Misto de Benguela.  VKY/PLB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+