Huambo – O Interclube venceu hoje, sábado, no Huambo, o Campeonato Nacional de atletismo em estrada nas categorias individuais e por equipa, em seniores masculino e feminino.
Com um percurso de 15 quilómetros, a prova contou atletas do Petro de Luanda, 1° D’ Agosto, 11 Bravos do Maquias do Moxico, Petro do Huambo, Grémio do Milho da Caála e individuais, num total de 40 corredores.
Em individual, sagrou-se vencedor o fundista do Interclube Jeremias Candumbo, ao percorrer o trajecto da prova em 47 minutos, seguido pelos companheiros de equipa Francisco Caluvi (50´) e José Nambalu (52´), segundo e terceiro classificados, respectivamente.
Já em feminino, Ernestina Paulino, do Interclube, venceu a provo com o tempo de uma hora e dois minutos, relegando a companheira Adelaide Machado, no segundo posto (1h10´), ao passo que Joana Helena, do Petro do Huambo, ficou no terceiro lugar (1h14´).
Por equipa, os “polícias” foram secundados, em masculino pelo Petro do Huambo, enquanto o 1° D’ Agosto ocupou o último lugar do pódio (3º).
Já em feminino, o Interclube foi a única classificada da prova.
Com este feito, o Interclube repete a proeza de 2021, por vencer, o Campeonato em individual e por equipa, tanto em masculino como em feminino.
O director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Huambo, Jeremias da Piedade Chissanga, destacou que a qualidade competitiva dos atletas vai permitir a massificação da prática do atletismo.