Ondjiva - O atleta Lutero Júnior, sagrou-se hoje (sábado), vencedor da prova de atletismo de quatro quilómetros, realizada na cidade de Ondjiva, sede capital da província do Cunene.
Sob alçada da Associação Provincial de Atletismo, em parceria do com o gabinete da Juventude e Desporto, participaram da prova mais de 150 atletas entre masculinos, femininos e paralímpicos.
A prova teve o percurso da Mediateca Dr António Didalelwa, contornando com o DIC e o jardim central com término na Tribuna Municipal do Cuanhama.
Na categoria de feminino foi vencedora a atleta Rosária Simão, enquanto nos paralímpicos sagrou-se campeão o cadeirante Fernando Salimo.
Na ocasião, o director do gabinete da juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata, considerou de satisfatório a realização da meia maratona onde participaram atletas profissionais, não profissionais e singulares, de modo a elevar a cultura dos desportos ao cidadão.
Disse que a mesma serve de antecâmara para a mega maratona de 16 km, a decorrer a 23 de Janeiro de 2025, por ocasião ao Dia Nacional dos Desportos.
Quanto à participação da província na São Silvestre, disse que estão a envidar esforços junto da Federação Angolana de Atletismo(FAA), pois que até ao momento aguarda-se pelo convite, mas caso chegue as condições estão criadas.
“A província endereçou a sua carta de intenção a FAA, caso haja resposta positiva os vencedores desta maratona poderão representar a província do Cunene”enfatizou.
Já o presidente da Associação de Atletismo, Aguinaldo Ndemulikuata, disse que a aposta é elevar a modalidade a nível dos municípios, de modo que seja mais abrangente e imprimir mais dinâmica nas actividades desportivas.
Por seu turno os vencedores afirmaram estar preparados para representar o Cunene com dignidade na maior prova nacional de atletismo.FI/LHE/WR