Malanje- Trinta e três atletas que contribuíram para a dinamização do andebol na província de Malanje e no país, entre os anos de 1960 e 1982, foram homenageados sexta-feira, numa iniciativa da Associação Provincial da modalidade.
Entre os homenageados, figuram Silvério Neto, Marçal Vigário, Francisco Inock, Henrique Alexandre “Kito Savimbi”, José Ribeiro, Lucrécia Alexandre e Maria Esperança, esta última a título póstumo, cujo engajamento foi determinante para a massificação do andebol em Malanje, na época, a terceira potência no desporto federado e segunda a nível escolar.
Denominado Memorial de Andebol Palanca Negra, o acto visou igualmente juntar a nova e a antiga geração de atletas, com vista a troca de experiência.
Na ocasião, o governador provincial, Norberto dos Santos, realçou a entrega dos homenageados para que o andebol fosse, actualmente, uma das modalidades mais medalhadas do país, devendo este testemunho ser passado a nova geração, para manter a hegemonia.
Manifestou o contínuo apoio do governo local para conservar a mística, tendo garantido a entrega de um autocarro à associação Provincial, para o transporte dos atletas.
Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Andebol, José Amaral Júnior “Maninho”, considerou a homenagem oportuna, já que torna-se importante conhecer o passado do andebol malanjino para se viver o presente e projectar o futuro.
Disse que o gesto vai motivar os novos andebolistas, tendo recordado que Malanje é uma província que forneceu bons atletas à selecção nacional.
Assegurou que a federação vai continuar a apoiar as associações provinciais com material desportivo, formação de técnicos e árbitros
"Para breve está prevista arranque da terceira fase de formação de dirigentes desportivos, em parceria com a Academia Olímpica"!,, afirmou.
Durante a cerimónia os homenageados agradeceram o gesto e manifestaram a disponibilidade em manter a hegemonia que o andebol granjeou ao longo dos anos.
O andebol em Malanje é praticado desde os anos 60, década em que iniciaram os festivais desportivos interescolares, nos quais evoluíam as equipas do Ritondo, Núcleo do Bairro Azul, Núcleo do IMNE, Clube 13 de Setembro de Malanje, Centro Recreativo da Maxinde, entre outras.
Em 1980 foi criada a Associação dos Desportos Colectivos, liderada por David Gregório.
No mesmo ano, o clube 13 de Setembro representou Malanje nos jogos da 1ª região Militar e, em função da performance, os atletas Marçal Vigário, Silvério Neto e Henrique Alexandre “Kito Savimbi”, na altura juniores, foram convocado para a pré-selecção sénior, visando os jogos da África Central, realizados em Luanda.