Luanda - O angolano Daniel Domingos venceu hoje (domingo), em Luanda, a primeira semana do Torneio Mundial da Federação Internacional de Ténis (ITF J30), que se disputa nos campos da Academia do Kikuxi Villas Club (KVC), no município de Viana.
Apesar de alguma dificuldade no segundo set, o jogador do KVC conseguiu a proeza, ao derrotar na final, o sueco Joel Hansson, por 2-0, com parciais de 6-2 e 7-6 (1), em tie break, no singular masculino.
Para chegar a referida fase, o campeão nacional de júnior superou o português Rodrigo Leal, por 6-1/2-6/6-4, enquanto que o sueco eliminou o também angolano Emerson Pedro, por 6-2 e 6-0.
Em pares, a dupla composta por Daniel Domingos /Joel Hansson sagrou-se campeã, ao vencer os portugueses Victor G./Rodrigo L, por 6-2/6-3.
Quanto ao feminino, a tenista Chinesa Chenming Zhang foi a triunfante, ao derrotar a sul-africana Rune Van Wyk, por 7-6 (5) e 6-2.
A dupla sul-africana Roxy B./Abigayel V conquistou a competição, diante da portuguesa Clara M./Chiu W, por 6-0/6-2.
Mais de cem (100) jogadores em representação de vinte (20) países de todos os continentes participam do evento (ITF J30), que vai até ao dia 14 deste mês.
Da categoria de juniores, em ambos os sexos, a prova, uma organização conjunta da ITF e Federação Angolana (FAT), acontece no mesmo recinto, onde recentemente decorreu a Taça Davis África Grupo IV, em que o país manteve-se na mesma série.
A competição, que também conta com uma boa parte de tenistas angolanos, será em duas semanas consecutivas, sendo a primeira de dois (2) a sete (7) do corrente, e a segunda de oito (8) a 14, em singulares e pares, masculinos e femininos do “topo” mundial de juniores.
O Torneio Mundial de Ténis J30 é uma competição internacional que faz parte do calendário da ITF, cujo objectivo é a obtenção de pontos para o Ranking Mundial, que dá acesso ao Circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e da sua versão feminina (WTA).
Participam jogadores de África, Europa, Ásia e América, cujas inscrições foram feitas no website da ITF e abrangem tenistas com idades compreendidas entre 13 e 18 anos. Angola acolheu, pela primeira vez, o ITF World Tennis J30, em 2023.
O tenista angolano, Daniel Domingos, sagrou-se vencedor, em singular, ao derrotar o indiano Showrya Samala, por dois set’s, com os parciais 6-2 e 6-3, na final disputada no mesmo recinto.
Em feminino, a jogadora marroquina Sofia Hadab venceu a competição em singular, sobre a portuguesa Bárbara de Brito, por dois set's, com os parciais 6-3 e 6-4. VAB