Luanda – O angolano Daniel Domingos venceu hoje (sexta-feira), em Luanda, o Circuito de Júnior da Federação Internacional de Ténis (ITF - sigla em inglês), em masculinos, disputado nos “courts” da Academia do Kikuxi Villas Club (KVC), no Município de Viana.
Nesta primeira etapa (Leg 1) da prova, decorrida de 6 a 10 deste mês, o jogador do KVC conseguiu a proeza, ao derrotar o indiano Showrya Samala, por dois sets a zero, com parciais de 6-2 e 6-3.
Para atingir à fase derradeira, o anfitrião afastou o seu compatriota Joelson Paulino, por difíceis 6-4, 6-7 (1) e 6-4, enquanto que o indiano superou o também angolano Roberto Matondo, por 5-7, 6-4 e 6-2.
Em femininos, o triunfo coube a marroquina Sofia Hadab diante da portuguesa Barbara Brito, por 6-3 e 6-4, depois de eliminarem à ucraniana Maria Mazdrachova (4-6, 6-4 e 6-3) e a irmã do país magrebino Camelia Hadab, por 5-7, 6-1 e 7-5, respectivamente.
Quanto aos pares, Antoni Biczyk/Karol Wyszkowski (Polónia) sagraram-se sobre Luca Figueiredo/Eric Sigauque (Moçambique), por 6-3, 4-6 e 10-5 (super tie-break), ao passo que Camelia Hadab/Sofia Hadab (Marrocos) venceu a dupla Barbara Brito/Patrícia Gui (Portugal).
O Torneio (J30), em duas fases (Leg 1 e 2), que acontece de 6 a 10 e de 13 a 17 de Novembro, reúne tenistas de Angola, África do Sul, Austrália, Botswana, França, Índia, Marrocos, Moçambique, Polónia, Portugal, República Democrática do Congo, Ucrânia e Zimbabwe.
Também designado, ITF World Tennis Tour J30 Luanda, o evento organizado pela Federação Angolana de Ténis (FAT), com jogadores das idades entre 13 aos 18 anos, procuram pontos para o ranking, que lhes permite o acesso directo ao circuito da Associação de Ténis Profissional (ATP). A próxima fase (Lig 2), inicia na segunda-feira, no mesmo recinto.
Os angolanos José Nenganga, Paulo Afonso e Lúcio Jerónimo já competiram em Circuitos Juniores da ITF, onde tiveram classificações positivas, que lhes permitiu frequentar Academia da instituição mundial, na África do Sul e nos Estados Unidos da América.
Este ano, o país alberga a terceira prova de cariz internacional e esta é a maior, depois das realizações do Circuito Africano de Sub-14, em Março, e o Open Kikuxi, em Agosto, com a participação de atletas da Região Austral do continente, vencido pelo angolano Chris André, residente na Alemanha.
Entre outros feitos, em 1989 Angola logrou, na pessoa do tenista Anacleto Neto (actualmente a residir no Canadá), um título africano de juniores. VAB