Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol perdeu, esta sexta-feira, nos instantes finais, por 73-75, diante da Côte d’Ivoire, em jogo da primeira jornada do grupo C, da terceira janela de apuramento ao Campeonato do Mundo, a disputar-se em 2023, na Ásia.
Com dois lances livres por marcar e a respectiva posse de bola, quando faltavam dez segundos, o cinco nacional mostrou falta de serenidade ante aos anfitriões, acabando derrotado.
Apesar de ter estado a perder no quarto inicial, os hendecampeões de África deram volta ao resultado e chegaram ao intervalo com empate a 36 pontos.
O base Childe Dundão, com 20 pontos, foi o melhor cestinha por Angola, enquanto que o poste Gilson Bango fez um duplo duplo, 11 pontos e igual número de ressaltos.
A maior diferença pontual aconteceu no terceiro período, onde perdia por 56-63. As perdas de bola acabaram por ser determinantes para a fuga do adversário.
Outra vez, Angola mostrou resiliência e no derradeiro período impôs-se e teve, por diversas ocasiões, a possibilidade de garantir a vitória, ou no mínimo igualar a partida e forçar um prolongamento.
Nos instantes finais, os pupilos de Pep Clarós foram incapazes de concretizar os lances livres e a respectiva posse de bola, permitindo a derrota escassa por dois pontos de diferença.
Na estatítica do confronto fica demonstrado o quanto os angolanos estiveram mal nos lançamentos livres, concretizando apenas seis dos 22 lances, uma média de 27 por cento.
Marcha do marcador: 1º (11-13), 2º (36-36), 3º (56-63) e 4º (73-75).
Ainda hoje, para o mesmo grupo, a República Centro Africana venceu, a Guiné, por 61-56.
Angola volta a jogar sábado às17 horas, frente a Guiné.