Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola perde com Cabo Verde e confirma mau momento

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 24 Agosto de 2021 | 22h48
Jogo entre Angola (branco) e Cabo Verde - Arquivo
Jogo entre Angola (branco) e Cabo Verde - Arquivo
Walter dos Reis

Rwanda (Do enviado especial) - A Selecção sénior masculina de basquetebol confirmou o mau momento ao perder esta terça-feira, por 71-77, diante de Cabo Verde, em desafio da primeira jornada grupo A do Afrobasket´2021 que decorre em Kigali, no Rwanda.

O resultado encontrado apenas no prolongamento aconteceu após o cinco nacional ter descarrilado no quarto e último período permitindo igualdade a 66 pontos.
 
De forma inesperada, ante a um adversário teoricamente inferior, os angolanos iniciaram algo intermitentes o desafio com défice defensivo e ineficácia nos lances de longa distância, acabaram por terminar o período inicial com igualdade de 14 pontos, no Arena de Kigali, Rwanda.

Angola iniciou a partida com dois estreantes em provas africanas das nações, designadamente, Childe Dundão (base) e Jilson Bango (poste) que se juntaram aos experientes Eduardo Mingas, Edson Ndoniema e Leonel Paulo.

No segundo período bem mais esclarecidos, os hendecampeões conseguiram mostrar o nome que carregam no continente e intimidaram o adversário, situação que lhes permitiu sair ao intervalo em vantagem 34-26. 

No período seguinte, os jogadores de Pep Clarós foram mais sólidos, mas o adversário reagiu com um triplo de Walter Tavares "Edy", fixando o marcador em 55-49.

Na última etapa os problemas defensivos voltaram a surgir e ainda inúmeras perdas de bola, acções que foram dando alguma confiança e esperança ao adversário.

Aos 59 segundos, com igualdade na contenda em 66 pontos mercê de um "smash" de Walter Tavares "Edy" que acabou por partir a tabela.

O jogo ficou interrompido por vinte e três minutos. O empate persistiu e obrigou a um prolongamento de cinco minutos.

A formação das ilhas, em três ataques marcou oito pontos contra dois de Angola, ficando claro a vitória pela primeira vez na história do afrobasket.

O poste Walter Tavares foi a principal arma dos crioulos. Destacou-se no jogo defensivo e ofensivo, além de marcar muitos pontos ganhava os ressaltos possíveis, fez jus aos seus 2,21 cm de altura.

Apesar do empate no primeiro período a 14 pontos, a selecção nacional até dominou os restantes dois (34-26 e 55-49), mas o último foi tão equilibrado que qualquer uma das intervenientes podia bem vencer a partida.

O melhor marcador angolano foi Carlos Morais com 21 pontos, enquanto do lado dos cabo-verdianos foi Edy, com 20 pontos, que também foi o melhor nos ressaltos com 18 neste encontro.

Angola volta a jogar quinta-feira, diante dos anfitriões e está obrigada a triunfar. Já Cabo Verde vai defrontar a RDC, na segunda jornada.

Ainda hoje, para o mesmo grupo A, a RDC baqueou ante o anfitrião Rwanda, por 68-82.

Constituição da selecção: Hermenegildo Santos, Childe Dundão, Edson Ndoniema, Carlos Morais, Leonel Paulo, Aboubakar Gakou, Gerson Gonçalves "Lukeny”, Glofate Buiamba, Eduardo Mingas, Teotónio Dó, Jone Pedro e Jilson Bango.

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+