Luanda – A representação angolana ocupou a oitava (8º) posição no torneio Billie Jean King Cup, zona África grupo IV, em ténis feminino, disputado de 5 a 10 deste mês, em Kigali, no Rwanda, conquistado pelas malgaxes.
Nesta sua primeira participação na competição do calendário da Federação Internacional de Ténis (ITF- sigla em inglês), as três jogadoras da Academia do Kikuxi Villas Club, em Luanda, capitaneadas pelo treinador João Almeida, alternaram entre vitorias e derrotas, em partidas de singulares e pares.
A título de exemplo, num encontro com carácter lusófono, as tenistas Gabriela Martins, Mariana Costa e Miriam Tuluca venceram, com algumas dificuldades, as suas adversárias moçambicanas, no desempate de pares.
Da classificação final da prova, que envolveu 11 países africanos, Angola ficou acima do Lesotho, Moçambique e Congo Brazzaville.
No geral, a selecção do Madagáscar é a líder, seguindo da Tanzânia, Camarões, Rwanda, Etiópia, República Democrática do Congo, Senegal, Angola, Lesotho, Moçambique e Congo Brazzaville.
Esta é a primeira presença de Angola neste evento, que se realiza por zonas continentais pela ITF.
Recorde-se, há cerca de 15 anos houve intenção de participação da selecção angolana nesta Taça.VAB