Ndalatando - Anastácio Tchiquete, da Vila Clotilde FC de Luanda, conquistou a medalha de ouro, ao vencer o seu companheiro de equipa, João Dianza, na final do IV Campeonato Nacional de Esgrima, em sénior masculino, disputado quinta-feira, nesta cidade.
A prova decorreu no pavilhão gimnodesportivo, José Eduardo dos Santos, em Ndalatando, província do Cuanza Norte.
Com este triunfo, Anastácio Tchiquete é o actual campeão nacional da modalidade, destronando, o seu companheiro de equipa, Daniel Chipongue, actual, 3º classificado e medalha de bronze, numa prova dominada pelos atletas do Vila Clotilde.
Em feminino, o ouro coube a atleta Stiviandra Muatenga, da equipa Oligarcas Esportes Grupos de Luanda, que venceu na final, Ana Silva, da Vila Clotilde FC, arrebatando, desta feita, a medalha de prata.
Rafaela Mautenga, da equipa Oligarcas Esportes Grupos de Luanda, ficou na terceira posição,ao obter a medalha de bronze, após triunfo sobre Ana Judite da Silva, do Vila Clotilde.
O IV campeonato nacional de esgrima contou com a participação de 17 atletas masculinos e oito femininos, das províncias de Luanda, Malanje e Cuanza Norte.
O representante da equipa do Núcleo do Cuanza Norte, em masculino, Belchior Cristóvão, foi o último classificado, na 17ª posição.
Domingos Cassua, também da equipa da casa, terminou no décimo lugar, o melhor entre os representantes da província do Cuanza Norte.
Teve a melhor prestação feminina do Cuanza Norte, a atleta Esperança André, quinta colocada, enquanto Ludovina Diogo, também desta província ficou na sétima posição.
Esperança André, recorde-se, foi a terceira classificada em cadetes e júniores, em feminino, nos nacionais de ambas as categorias, realizados em Agosto último, em Luanda.
A competição foi disputada em três fases, sendo primeira em grupos no sistema de todos contra todos em três séries, a segunda em eliminatória directa e a final, que apurou o vencedor.
A prova foi marcada pela ausência dos representantes das províncias de Cabinda, Huambo e Huíla, que desistiram por falta de condições, após confirmarem presenças na competição.
A final do campeonato estava, inicialmente, marcada para sábado, mas devido ao número reduzido de equipas participantes, a organização optou pela antecipação do seu encerramento no mesmo dia.
O último campeonato nacional de esgrima, decorrido em Luanda, em 2022, foi ganho pelo atleta Daniel Chipongue, do Vila Clotilde, em masculino, e Anita Ndovala, da província do Huambo, em feminino.
A província de Malanje vai acolher, em 2024, o V campeonato nacional, em ambos os sexos.
Esgrima é um desporto olímpico disputado com espada, florete e sabre.
Ela tem como objectivo tocar o adversário com um desses instrumentos, dependendo da modalidade, sem que haja contacto corporal.
A esgrima começou a ser disputada nas Olimpíadas em 1896, durante a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, realizada em Atenas.
DS/FN