Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ana Lima eleita presidente da Federação de Natação

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 16 Novembro de 2024 | 13h32
Ana Lima vence eleições na FAN
Ana Lima vence eleições na FAN
Dr

Luanda - A antiga nadadora olímpica, Ana Lima, é a nova presidente da Federação Angolana de Natação (FAN) para o quadriénio 2024-2028, ao vencer este sábado às eleições com três votos a favor num universo de cinco votantes.

 Ana Lima superou na concorrência Kimbo Kiambata, da lista B, que obteve apenas um voto.

O pleito, que registou um voto nulo, decorreu na piscina de Alvalade.

Ana Lima torna-se na primeira presidente da FAN e a quarta no geral, tendo a instituição nos últimos 25 anos sido liderada por António Monteiro “Bambino”, Mário Fernandes e Joaquim Santos.

Ana Lima venceu na sua segunda tentativa, depois de ter perdido no quadriénio 2020-2024.

O seu programa para o quadriénio assenta em cinco pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável da modalidade em Angola, designadamente, massificação, formação, infra-estruturas, desenvolvimento desportivo e organização.

A linha de força prioriza áreas totalmente alinhadas com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PLANADESPORTO), no que diz respeito à promoção da acção social, saúde e desporto escolar, assim como ao desenvolvimento da prática desportiva e melhoria do desporto de alto rendimento.

Tem proposta de incentivar um Centro Desportivo de Alto Rendimento a ser construído no quadro do PLANADESPORTO, além do desenvolvimento de todas as disciplinas da modalidade: natação pura, águas abertas, pólo aquático, natação artística e saltos para a água.

No pilar do desenvolvimento desportivo propõe  a realização de competições internacionais, tal como se fez em 2015 (campeonato da zona IV) e 2016 (Jogos da região 5).

Tem ainda o compromisso de incrementar a formação de monitores/treinadores, árbitros e juízes de natação, num projecto de médio/longo prazo.

 Ana Lima possui mais de oito anos de experiência como dirigente desportiva, na qualidade de vice-presidente cessante da FAN.

Como atleta, representou Angola nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, bem como em diversas competições africanas e regionais.

Foi recordista nacional em vários estilos e distâncias. JAD/WR/MC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+