Luena – Analistas desportivos na província do Moxico consideram “consensual” a convocatória da pré-Selecção Nacional de futebol de honras, para disputa do Campeonato Africano das Nações (CAN’2024), a decorrer de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro, na Côte d’Ivoire.
Em declarações à ANGOP, o presidente local da Associação Nacional de Futebol, Lilito de Freitas, o grupo convocado pelo técnico nacional, Pedro Gonçalves, é consensual, tendo em conta que privilegiou jogadores que actuam maioritariamente em diversos campeonatos da diáspora.
Sobre as ausências de jogadores comoBastos Quissanga e Gilberto, disse ser normal, tendo em conta a concorrênciaque existe nas posições onde actuam. Para o êxito da campanha, no maior palcodo futebol africano, recomendou o aperfeiçoamento da “máquina administrativa efinanceira” para permitir melhor preparação e organização dos Palancas.
Já o ex - jogador do Bravos doMaquis Simão Barros, disse tratar-se de uma convocatória “possível”, a julgar peloatual nível de desempenho dos jogadores seleccionados nos respectivos clubes.
“São os jogadores, agora o técnico devetrabalhar de forma intensa com o grupo para o alcance dos objectivos”, disse.
Relativamente as metas, pediu ao técnico nacional maior racionalização e eficiência na gestão dos jogadores, paraobtenção de melhor exibição da equipa ao longo do campeonato.
Para esta empreitada, Pedro Gonçalves convocou 23 jogadores, dos quais trêssão guarda-redes.
Neblú (1º de Agosto), Kadú (Oliveira do Hospital de Portugal) e Dominique(Etoile Corouge da Suiça) (Defesas) Tó Carneiro, Eddie Afonso e Quinito (Petro de Luanda), Jonathan Buatu(Valenciennes da Suiça), Gaspar (Estrela da Amadora de Portugal), Loide Augusto (Alanyasport Turquia), Nuriu Fortuna (Gent Bélgica) (Médios) Fredy (Eyupspor Turquia), Beni (Casa Pia de Portugal), Bruno Paz (Konaysport Turquia), Keliano Manuel (Estrela da Amadora de Portugal), Show (Maccabi Haifa Israel), Estrela (Erzurumsport Turquia) (Avançados) Zine (AEK Atenas Grécia), Mabululu (Al Ittihad Alexandria Egipto), Milson(Maccabi Tel Aviv Israel , Gelson Dala Al - Wakrah Catar), Jerémi BelaClermont França), Mbala Nzola (Fiorentina Itália) e Zito Luvumbo (CagliariItália). TC/YD