Sumbe – A dinamização da prática desportiva a nível da classe feminina constitui o principal objectivo da Associação a Mulher e o Desporto (AMUD) no Cuanza Sul, afirmou, esta sexta-feira, na cidade do Sumbe, a sua delegada provincial, Ilda da Conceição.
Ao intervir no acto de empossamento da direcção da AMUD no Cuanza Sul, a responsável referiu que a província possui grande potencial em várias modalidades desportivas, razão pela qual a associação vai apostar na revitalização do desporto feminino nos 12 municípios.
“Vamos trabalhar em conjunto, para que o desporto feminino volte a aparecer em grande como nos anos 90. Para atingirmos este desiderato, é necessário partilharmos conhecimentos e formular estratégias, de modo a atrairmos adolescentes e jovens mulheres à prática desportiva”, salientou.
De igual modo, disse a responsável, a AMUD na região vai realizar acções de formação destinadas às filiadas, com vista a aprofundar e difundir os benefícios da prática desportiva.
Por sua vez, o chefe de departamento do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos, Bruno Alexandre, garantiu o apoio da instituição à direcção da AMUD, para a promoção do desporto no seio das mulheres.
Durante o acto, foram também empossados Teresa Camilo, para o cargo de delegada-adjunta da AMUD, Sebastião Neto (secretário-geral) e Marlene Sangueve (financeira).
Fundada a três de Março de 2017, em Luanda, a AMUD congrega mulheres envolvidas em diversas modalidades desportivas, desde o andebol, atletismo, basquetebol, futebol, futsal, natação, voleibol, xadrez e desportos de combate.
A associação, liderada pela antiga andebolista Justina Praça, controla mais de quatro mil mulheres.IS/MCN