Caxito – A Associação Mulher e o Desporto (AMUD) no Bengo pretende, este ano, incentivar e mobilizar mais mulheres para a prática desportiva.
A direcção que tomou posse neste sexta-feira, na região, quer resgatar a mística de grande celeiro para o desporto nacional em diversas modalidades.
O elenco é liderado por Mirena Fernando Miguel e coadjuvada por Mariana João Miguel (delegada adjunta) e Marcela Domingos Francisco (secretária-geral).
Na ocasião, a delegada da AMUD no Bengo, Mirena Fernando Miguel, reiterou o compromisso de sensibilizar as famílias para a inserção das meninas na prática desportiva, sublinhando que os benefícios do desporto não se cingem apenas aos troféus, medalhas e remunerações, mas também ao bem-estar psíquico, físico e social.
Já a presidente da AMUD, Justina Praça, disse ser necessário incentivar a abertura de modalidades femininas e jogos tradicionais.
Apontou a expansão da associação a todas as províncias como uma das apostas do seu mandato.
O director do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos do Bengo, Yuri da Silva, disse que a instituição que dirige vai apoiar a AMUD na dinamização do desporto na província.
Actualmente a AMUD tem delegações em 13 províncias.