Mbanza Kongo – O candidato pela lista B às eleições da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, afirmou, este sábado, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que caso seja eleito retirará os encargos dos árbitros aos clubes envolvidos no Campeonato Nacional de futebol, vulgo Girabola.
Em declarações à imprensa, após a apresentação do seu manifesto eleitoral aos associados, o aspirante ao cadeirão máximo do órgão reitor do futebol nacional, disse que as despesas suportadas pelos clubes criam vícios e comprometem a verdade desportiva.
De acordo com o responsável, os encargos da arbitragem devem ser da responsabilidade exclusiva das Associações Provinciais de Futebol (APF) ou da FAF à semelhança das outras federações nacionais.
“Vamos alterar este quadro, porque há clubes que durante a semana trabalham arduamente, mas no fim são prejudicados pela arbitragem”, salientou.
Comprometeu-se, também, em caso de vitória no pleito de 30 de Novembro, materializar o projecto da institucionalização da Liga Profissional de Futebol em Angola (LPFA).
A massificação do desporto feminino, das comunidades, do futebol salão e da praia, assim como o redimensionamento das associações provinciais para torná-las mais eficientes constam, igualmente, das linhas de força de Alves Simões para o mandato 2025/2028.
Três candidatos concorrem ao cargo de presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), nomeadamente Norberto de Castro, Alves Simões e Artur Almeida e Silva, este último actual representante desse órgão. DA/JL