Agentes desportivos esclarecidos sobre anti-dopagem no Bié

     Desporto              
  • Bié • Sexta, 23 Agosto de 2024 | 15h57
Palestra sobre educação antidopagem na província do Bié
Palestra sobre educação antidopagem na província do Bié
Bartolomeu Nascimento-ANGOP

Cuito - Mais de oitenta agentes desportivos, entre dirigentes, treinadores e atletas, assim como fazedores do desporto comunitário, participaram hoje, sexta-feira, no Cuito, de uma palestra sobre a lei antidopagem, que visou elucidar os perigos do uso de substâncias proibidas.

Acção foi promovida pela Associação Provincial de Futebol do Bié, em parceria com a Academia Olímpica de Angola.

Em declarações à ANGOP, Flora Niqueia Cambande, em representação da APF no Bié, disse que a mesma visou ainda, consciencializar atletas, treinadores e o publico em geral sobre a importância de práticas desportivas limpas e éticas.

Sublinhou que a palestra visou esclarecer os perigos do uso das drogas no desportos, para os atletas e não só, assinalando que até a presente data, a província ainda não registou qualquer caso de substâncias proibidas a nível do desporto.

Aconselhou os dirigentes e treinadores dos clubes na região, no sentido de desencorajar tais actos, através de acompanhamento e passar a mensagem do perigo do uso das substâncias proibidas.

Segundo ela, a província controla perto de nove clubes, nomeadamente: Benfica do Andulo, Recreativo do Cunhinga, Recreativo do Chitembo, recreativo da Nharêa, recreativo do Cuemba, clube Desportivo do Chinguar, Sporting de Catabola, Sporting de do Bié e Benfica do Cunje.

Entretanto, o director da Academia Olímpica e palestrante, João Walima, realçou que a luta anti-dopagem no desporto é incompatível com a ignorância, daí a necessidade de se continuar a transmitir valores, sobretudo as novas gerações.

São violações para o desporto, acrescentou, como a presença de uma substância, seus metabólicos ou marcadores, a utilização ou tentativa de utilização, a evasão ou recusa ou falta ao local de recolha da amostra, de entre outros casos. BAN/MS





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+