Saurimo - Cento e vinte agentes desportivos e professores de educação física participam deste hoje, sábado, em Saurimo (Lunda Sul), numa formação sobre doping.
Serão abordados na formação de dois temas como tipos de doping, formas de doping, listas de substâncias e métodos proibidos, sanções desportivas e criminais, desafios do associativismo de educação e consequência sanitárias.
No acto de abertura, o director do gabinete provincial da juventude e desportos turismos e ambiente na Lunda Sul, Salvador Wanuque, afirmou que a formação visa esclarecer os agentes desportivos, sobre as consequências do uso de doping.
Por seu turno, o director geral do centro nacional da medicina desportiva, João Mulima, sublinhou que o objectivo é educar e sensibilizar os agentes desportivos para não enveredarem por substâncias proibidas.
Indicou que no país foram diagnosticados cinco casos de doping nos jogadores angolanos no exterior e um em Luanda, no ano transacto.
Por este facto, o ministério tem agendadas formações com agentes desportivos, para despertar os jogadores a absterem-se destas práticas que em nada dignificam o profissionalismo.