Luanda – As duas atletas contratadas pelo Interclube para a época´2023 se revelaram, de facto, reforços na conquista da Supertaça em basquetebol sénior feminino diante do 1.º de Agosto, com vitória de 74-62, em jogo disputado nesta quarta-feira, no Pavilhão da Cidadela, em Luanda.
Iman Strafford (EUA) e Ingvild Mucuaro (Moçambique) estiveram em evidência na revalidação do título pela formação da polícia, apenas superadas, em números, pela angolana Cristina Matequite, actualmente a principal referência da equipa agostina.
Iman, que evolui pela primeira vez joga em Angola, anotou 17 pontos, sendo a segunda melhor cestinha do desafio.
No entanto, a atleta de 2,01 cm atingiu a quinta falta e foi excluída do desafio, quando faltavam três minutos para o final.
Já Ingvild, 1, 82 cm, que joga pela segunda época consecutiva pelo Inter, esteve na quadra durante 38 minutos e marcou 16 pontos, dos quais quatro triplos, em oito tentativas.
A moçambicana capturou ainda nove ressaltos, sendo três ofensivos e seis defensivos.
Apesar de insuficientes para catapultar o 1.º de Agosto ao triunfo, Matequite foi a melhor marcadora do desafio, com 18 pontos.
A experiente integrante do colectivo “militar” foi a mais utilizada, tendo jogado 40 minutos e obteve 11 ressaltos, dos quais três ofensivos e oito defensivos.
O jogo foi também marcado pela estreia de Elisa Pires como treinadora principal do Interclube, acabando por conquistar o seu primeiro título nessa condição.
Na edição anterior, disputada no pavilhão Palanca Negra Gigante, na cidade de Malanje, o Interclube também arrebatou o troféu. WR/VAB