Luanda- A Selecção Nacional de futebol de Sub-17 foi afastada dos jogos da Região V, que decorrem em Lilongwe (Malawi), por alegada adulteração de idade, informou hoje à ANGOP, o chefe de missão de Angola ao evento, Antonio da Luz.
Afirmou que um dos atletas do grupo de covocados acusou positivo ao teste de ressonância magnética para despiste de falsificação de idade, situação que, de acordo com os regulamentos, o país infractor é afastado da comptição.
António da Luz acrescentou que a missão angolana tudo fez para reavaliação do exame, em conversa entre os médicos de Angola e do Comité Organizador, mas sem sucesso.
Com este afastamento, o conjunto angolano falha, igualmente, a hipótese de qualificação ao Campeonato Africano da categoria, a disputar-se em 2023, na Argélia (o torneio de Malawi apura os dois primeiros classificados para o CAN).
Integram o conjunto nacional Ariola, Sergio e Muto (Petro de Luanda), Cristiano, Joy, Tucamba, Zacarias, Frank e Carvalho (AFA), Israel (Acácias de Luanda), Clemente( Inter), Simas (1.º de Agosto), Braulio e Sebas (Acácias de Luanda).
Os palanquinhas deviam estrear-se esta sexta-feira diante da África do Sul, e dia seis defrontariam a Mauritânia.
Angola detém dois títulos conquistados em 2018, no Botswana, e 2021, no Lesotho.
Além do futebol, Angola participa em Lolongwe com o atletismo convencional e adaptado, basquetebol, ginástica, ténis e taekwando.