Saurimo – Adeptos do futebol e dirigentes desportivos da província da Lunda-Sul mostraram-se hoje, quinta-feira, confiantes na boa prestação da Selecção Nacional, no Campeonato Africano das Nações (CAN´2023), a decorrer de 13 do corrente a 11 de Fevereiro, deste ano, na Côte d’Ivoire.
Em declarações à ANGOP, a propósito, os adeptos foram unânimes em afirmar que fruto da boa preparação que tiveram, os angolanos podem jogar de igual para igual com outras formações participantes.
Nobre Domingos, antigo praticante da modalidade, adiantou que a equipa para atingir os objectivos deve estar unido, trabalhar em grupo, assim como obedecer as orientações dos técnicos.
Acrescentou que o conjunto embora tenha adversário de peso, mas o grupo está equilibrado e logo no primeiro jogo Angola deve procurar fazer golos mais cedo, para garantir os três pontos.
António Txibumbua disse ser uma missão difícil dos Palancas Negras, para tal deverão apostar na defesa e nos avançados, para marcar golos e vencer todas as etapas do jogo.
Por sua vez, o presidente do clube desportivo da Lunda-Sul, Miguel IPwopwo, referiu que pela convocatória feita pelo seleccionador nacional, há condições necessárias para uma boa apresentação durante o torneio.
Na sua opinião, os sectores defensivos e ofensivos devem ser o pilar para que Angola conquiste pontos e caminhe. No CAN´2023, Angola está no grupo D com a Argélia, Burkina Faso e Mauritânia.
O país marca a sua estreia na competição diante da Argélia, no dia 15, às 21h, em Bouaké.
A prova devia ocorrer em 2023, mas devido ao período intenso de chuvas na região, a Confederação Africana de Futebol (CAF) transferiu para o presente ano. EM/JW/VAB