Mbanza Kongo- A Administração municipal de Mbanza Kongo, província do Zaire, promove, no sábado, uma mega campanha de limpeza na cidade e periferia.
Segundo o programa da actividade a que a ANGOP teve hoje acesso, a campanha envolverá todos os organismos públicos, igrejas reconhecidas que operam na localidade e outras organizações da sociedade civil.
Sob o lema “Limpemos Angola, mais Cultura, mais Ambiente e mais Saúde”, os participantes procederão a varredura de ruas, quarteirões e pista do aeroporto local, incluindo a remoção de capim nas bermas de estradas, largos e rotundas.
Pretende-se, com esta iniciativa, de acordo com a nota, educar e sensibilizar as comunidades locais para a sua envolvência e participação activa nas acções de limpeza e de promoção de boas práticas ambientais.
A melhoria do ambiente e prevenção do surgimento de doenças de transmissão hídrica, nesta época chuvosa, constitui também objectivo desta empreitada, pelo que a administração de Mbanza Kongo apelou para a participação activa e massiva de todos os munícipes.
A limpeza e o saneamento básico da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, conheceram melhorias significativas nos últimos oito meses, com a contratação de uma operadora vocacionada para o efeito pelas autoridades administrativas locais.
Mbanza Kongo, Património Cultural da Humanidade, tem uma população estimada em 155 mil e 174 habitantes, distribuídos pelos bairros Sagrada Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 04 de Fevereiro e 11 de Novembro.
O Dia Mundial da Limpeza ou World Cleanup Day (em inglês), é um movimento que teve início na Estónia, em 2018, sendo uma acção mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques.