Talatona- Um projecto de sensibilização para a conservação de espécies da vida selvagem ameaçadas de extinção, denominado “Top10+1” foi lançado hoje, sexta-feira, em Luanda pelo Instituto Nacional de Biodiversidade e Conservação (INBC).
O projecto desenvolvido no âmbito da implementação do plano de acção nacional para a conservação da Chita e do Mabeco, consiste em promover conhecimentos e sensibilizar as comunidades locais, sobre a importância ecológica ou biológica dos animais no ambiente, atrair atenção do público para acções de conservação da biodiversidade e reduzir as pressões e ameaças locais.
Nesta campanha que junta parceiros da INBC, destacam-se animais ameaçados e em vias de extinção como as Chitas, Elefantes, Gorilas, Chipanzé, Palancas-Negra-gigante, Hienas-Castanhas, Pangolins-terrestre, Pacaças, Mabecos , Leões Africano e Leopardos que formam o TOP10+1.
O Secretário de Estado para o Ambiente, Abias Moma Huong , que falava na cerimónia de abertura, disse ser necessário reforçar o trabalho de protecção, de forma a que o capital vivo seja capaz de gerar receitas em divisas, através da sua exploração e utilização sustentável e contribuir para a qualidade de vida dos angolanos.
No que se refere a grande fauna, Abias Moma Huong considera, ainda subsistirem muitas indefinições, por limitações nos estudos, mas que são consideradas criticamente ameaçadas as espécies de animais citados e devem ser objectos de proteçcão.
De acordo com o responsável, a diversidade biológica tem uma importância crucial para a espécie humana, uma vez que aproximadamente 40 por cento da economia mundial e 80 por cento das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos , por isso deve existir a necessidade de se conjugar esforços para a sua protecção.
Informou que a presença de espécie com elevado grau de ameaças, como a Palanca negra gigante, confere uma obrigação e responsabilidade acrescidas na conservação do património genético e insubstituível.
O projecto que é financiado pela Sonangol, pretende unir sinergias com artistas nacionais, no sentido de atrair maior interesse das populações humanas e promover acções ambientais que auxiliem o governo nas questoes ligadas à diversificação da economia.
Paralelo a cerimónia houve uma exposição e leilão de telas à favor do projecto.MAG.