Sumbe - O vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas do Cuanza Sul, Heitor Alfredo, apelou, esta segunda-feira, no município da Conda, à população a contribuir na preservação da biodiversidade, na perspectiva preventiva do bem-estar e do desenvolvimento sustentável.
Falando na abertura do Fórum sobre a Estratégia Provincial da Biodiversidade do Cuanza Sul, Heitor Alfredo referiu que, num contexto sob o qual as espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção, a defesa da biodiversidade é fundamental para que os ecossistemas degradados se recuperem.
Neste sentido, de acordo com o responsável, reconhecendo a necessidade de se dar maior visibilidade às acções que visam solucionar os problemas da biodiversidade, o Governo Provincial do Cuanza Sul tem desenvolvido programas concretos com vista a protecção da mesma.
Entretanto, salientou que, apesar de alguns avanços visíveis no domínio da valorização da diversidade biológica, a província continua a registar acções nocivas e prejudiciais ao meio, como a caça furtiva, as queimadas anárquicas e o abate indiscriminado de árvores, o que constitui desafios para o sector do ambiente a todos os níveis.
Por esta razão, enalteceu a realização do fórum, augurando que os participantes vão discutir na especialidade os problemas locais sobre a biodiversidade.
Com duração de dois dias, durante o certame serão abordados temas relacionados com as estratégias de protecção e preservação da biodiversidade no Cuanza Sul, a exploração dos recursos naturais, o ecoturismo, a gestão florestal, a agricultura sustentável, entre outros.
Participam no evento administradores municipais adjuntos, directores do ambiente, representantes de partidos políticos, autoridades tradicionais, entre outros convidados.
O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pela Organização das Nações Unidas a 22 de Maio de 1992, com o intuito consciencializar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e da preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.
Esta data consiste numa homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, intitulado: “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.
A biodiversidade é a base que sustenta toda a vida na terra e na água. Ela afecta todos os aspectos da saúde humana ao fornecer ar e água limpos, alimentos nutritivos, medicamentos e resistência natural a doenças.
O dia é ideal para a reflexão sobre os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm como propósito estimular esforços para que, até 2030, todas as acções sejam aplicadas universalmente, e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.CIJ/MCN