Mbanza Kongo – O vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, pediu esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, aos órgãos de defesa e segurança um combate cerrado à exploração ilegal dos recursos florestais e da caça furtiva.
De acordo com o governante, que discursava no acto de abertura do programa alusivo ao 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente, que se assinala na próxima sexta-feira, sob o lema “viver em harmonia com a natureza um movimento global de defesa do nosso planeta e das gerações futuras”, tais práticas colocam em risco não só a biodiversidade, como também o equilíbrio ambiental de toda a província do Zaire, em particular, e do país, em geral.
Para o efeito, o vice-governador defendeu a implementação de um conjunto de acções sustentáveis que visam proteger o meio ambiente, para a salvaguarda da vida humana.
Afonso Nzolameso reafirmou o compromisso do Governo Provincial do Zaire em continuar a promover políticas que priorizem a protecção ambiental, que passam também pela melhoria do saneamento básico das cidades, vilas, aldeias e bairros.
A propósito, advogou a realização de mais acções de educação ambiental dirigidas para as escolas, igrejas e instituições castrenses, incutindo aos contemplados a consciência ambiental, com vista a alargar a rede de acitivistas de protecção do meio ambiente, através da promoção de práticas agrícolas sustentáveis, plantação de árvores e recuperação de áreas degradadas.
“Apelamos à participação activa de todos nesta jornada de defesa do nosso planeta, pois acreditamos que juntos podemos criar uma província mais verde, mais limpa e mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas, em defesa do nosso património natural, tão vital para a nossa sobrevivência”, expressou.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Timóteo Mário Dias, informou que durante a semana do Ambiente serão plantadas em todos os municípios da região, mais de seis mil árvores de diferentes tipos, assim como a realização de campanhas de limpeza e embelezamento das cidades e vilas. DMN/JL