Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Técnico e Infra-estruturas, Duarte Ginga apelou hoje, para adopção de medidas de preservação do meio ambiente, como a plantação de árvores e a reciclagem dos resíduos sólidos.
De acordo com o responsável, essas medidas são simples e aliadas a poupança no consumo de energia e de água, concorrem para a promoção de um ambiente saudável no seio dos cidadãos, sobretudo para as futuras gerações.
Falando à margem de uma Conferência Provincial sobre “Educação Ambiental”, Duarte Ginga defendeu ainda a necessidade de promoção regular de campanhas de educação e gestão ambiental, incutindo nos cidadãos conhecimentos sobre os fenómenos ecológicos, sociais e económicos que ocorrem na sociedade.
Relativamente a Conferência considerou um evento que constitui medida de protecção e de resolução dos problemas ambientais, sendo que vem desencorajar a desflorestação, assim como combater as queimadas realizadas e outros actos que destroem a fauna e flora.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Jacinta Peres apontou as queimadas anárquicas como uma das principais práticas lesivas ao ambiente, pelo que, o governo está a trabalhar para contrapor a progressão deste fenómeno, punindo os prevaricadores com multas pesadas.
Enquanto isso, o engenheiro agrónomo, Edgar Faixa, ao dissertar o tema “Experiências de programas de educação ambiental nas comunidades”, disse que os anseios florestais, desertificação e a degradação do solo, contribuem para o aquecimento global e para as alterações climáticas.
A Conferência serviu ainda para abordagem sobre o impacto das queimadas no meio ambiente e na saúde pública, educação ambiental nas comunidades, educação ambiental na promoção da economia circular e educação ambiental na agricultura.
Decorrida sob o lema “Juntos pela Restauração, Angola na Vanguarda pela Conservação”, a mesma enquadrou-se nas comemorações do dia mundial do ambiente, que hoje se assinala e visou promover a cultura sócio-ambiental das comunidades.
O dia mundial do ambiente foi instituído a 5 de Junho de 1972, durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de consciencializar os cidadãos sobre a importância de preservar os recursos naturais e sensibilizar a população para protecção do ambiente. RM/NC/PBC