Lubango - As potencialidades da diversidade biológica da província da Huíla estão desde hoje, segunda-feira, a serem retratadas em exposição, na cidade do Lubango, no âmbito da Quinzena da Biodiversidade, a decorrer até cinco de Junho, próximo.
A Biodiversiade é a grande variedade de formas de vida encontradas nos mais diferentes ambientes, espécies como plantas, animais e micro-organismos, compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas.
Nesta semana, na província, trata-se de um evento que visa saudar o dia Internacional da Biodiversidade, que hoje se assinala, cujo objectivo é expor o potencial e os resultados dos trabalhos de investigação em Biodiversidade realizados na província, promovendo o engajamento da população em geral no cumprimento dos princípios contidos no novo quadro global da biodiversidade.
As matérias em voga, nos resultados de tais estudos, descrevem biodiversidade florística e faunística da província, informações sobre os usos possíveis e a forma como contribuem para a economia da província, com ênfase para as principais espécies da fauna, plantas úteis transformação dos recursos da diversidade biológica da Huíla.
As actividade da Quinzena destinam-se a abrir um espaço para conversas que liguem a ciência com a sociedade, mostrando o importante papel da divulgação científica para que todos se envolvam na procura de soluções amigas do ambiente para o desenvolvimento sustentável do país.
Na ocasião, a directora provincial do Ambiente, Tânia dos Santos, realçou que para o Dia Internacional da Biodiversidade querem apresentar o potencial da Biodiversidade que a província tem para oferecer, mas acima de tudo alertar para o risco do desaparecimento do mesmo.
“Não nos esqueçamos de que é possível tirar proveito de forma sustentável da biodiversidade, para fins turísticos, lazer e cultural, porém o planeta tem vindo a mostrar grande perda da biodiversidade em consequência da acção antropogênica, principalmente com a poluiçao, intrudução de especies exotícas, desmatamento, exploralção excessiva de recursos naturais e as alterações climáticas”, lamentou.
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado a 22 de maio e alerta para a importância da preservação da diversidade biológica. Foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio de 1992, data do texto final da Convenção da Diversidade Biológica.
Uma data que alerta a população mundial para a urgência e importância da conservação da diversidade biológica para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e a sobrevivência das espécies. O tema deste ano é "Do Acordo à Ação, Reconstruir a Biodiversidade". BP/MS