Caála - Setecentas e 50 eucalipto foram plantados, de 2022 à presente data, no perímetro florestal da comuna do Cuima, município da Caála, província do Huambo, numa iniciativa do empresariado local.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o empresário Domingo Moisés Mbundi, um dos mentores do projecto, disse que a iniciativa visa participar, activamente, no processo de repovoamento florestal e abrir novas oportunidades de negócios.
O empresário do sector madeireiro acrescentou que a plantação de árvores consta, igualmente, da cláusula estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Florestas, durante a celebração do contrato de exploração do perímetro.
Disse que o sector empresarial tem a previsão de plantar, nos próximos cinco anos, mas de um milhão de árvores, com o objectivo de proteger o perímetro da desflorestação.
Para a exploração sustentável desta floresta o Ministério da Agricultura e Florestas licenciou as empresas “ Estrelas da Floresta” e “Mbundi Limitada” para cada uma delas participar, no mínimo, com o repovoamento de mil hectares.
A comuna do Cuima, a 73 quilómetros da cidade do Huambo, tem uma área florestal de 18 mil hectares, com árvores fora do prazo para a exploração e 300 hectares repovoados, para facilitar o processo da industrialização em Angola. LT/ALH