Huambo – Dezoito mil 825 árvores de eucalipto, cedro, pinheiro e outras ornamentais arbóreas foram plantadas de 24 de Janeiro à presente data, na província do Huambo, no âmbito da semana nacional do ambiente.
Trata-se de uma iniciativa do Governo da província do Huambo, que visou comemorar o Dia Nacional do Ambiente, assinalado esta segunda-feira (31), para além de reforçar os desafios de tornar a região na 1ª Capital Ecológica de Angola.
Situada no Planalto Central de Angola, a província do Huambo “luta” para se transformar na Cidade Ecológica do país, através da aposta na educação e protecção ambiental, bem como na definição e implementação de projectos com impacto directo no ambiente.
O director do gabinete local do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Darcy Morguier, informou que as plantações ocorreram nos bairros Académico, São Pedro, zona do aeroporto Albano Machado e em todas as sedes municipais, com objectivo de proteger o ecossistema.
Disse que a campanha de arborização envolveu pessoas singulares e colectivas, com realce para os membros do governo, das administrações municipais, da Ordem dos Médicos de Angola e da sociedade civil.
Paralelamente, o responsável disse que foi reforçada a educação ambiental da população, principalmente dos alunos do ensino primário sobre a importância e papel das questões ambientais.
O 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente, celebra a primeira Semana Nacional da Conservação da Natureza, realizada de 26 a 31 de Janeiro de 1976.