Icolo e Bengo - Cinquenta árvores de diversas espécies foram plantadas esta sexta-feira, na vila da Muxima, sede municipal da Quiçama, por funcionários da Administração e munícipes locais, no âmbito da campanha de arborização da província de Luanda, iniciada pelo governador Manuel Homem.
O evento foi orientado pela administradora municipal adjunta para a área Financeira e Orçamental, Fernanda Antunes, em representação da gestora municipal, Níria Marques.
Na ocasião fez saber que a campanha tem como meta plantar um milhão árvores, num período de quatro anos e dez milhões até 2034.
Durante o acto apelou o engajamento de todos na preservação das árvores plantadas.
Moradores aplaudem De acordo com a munícipe Luzia Caboloto, moradora do bairro Pita, vai dedicar-se a cuidar das árvores ao redor da sua residência.
Apela aos demais moradores a apoiarem a campanha, visando elevar a qualidade de vida de todos, sobretudo para a redução dos elevados índices de temperatura.
Outro morador, Gaspar Diogo, do bairro Coxi, congratulou-se com a iniciativa do governo que prevê contribuir para a redução do efeito estufa.
Para esse cidadão, participar de um acto destes implica mudanças comportamentais e de actitudes cívicas, tendo destacado a importância das árvores na vida do homem e reforçado a necessidade de actos contínuos.
Por sua vez, o director municipal do Ambiente e Saneamento Básico, Francisco de Lemos, avançou que a campanha se estenderá à outras comunas de forma permanente.
De realçar que nesta primeira fase foram plantadas 50 árvores, de diversas espécies, entre palmeiras, cedros, nés, mulembeiras e acácias. AJQ