Mbanza Kongo – Cerca de cinquenta mudas de árvores foram, esta quarta-feira, plantadas nas principais artérias da cidade de Mbanza Kongo, pelos funcionários da Procuradoria-Geral da República (PGR), na província do Zaire.
A plantação de árvores de diversas espécies nas principais avenidas da cidade Património Mundial, enquadra-se nas actividades comemorativas da semana da legalidade, que decorre sob o lema “O papel do Ministério Público na protecção do meio ambiente”.
Na ocasião, o procurador Luciano wombili Daniel avançou que a destruição ou furto dessas plantas constitui um crime que pode levar a pena de até três anos de prisão.
“As árvores que estamos aqui a plantar hoje podemos considerá-las como bens públicos, por isso, todos nós devemos conservá-las para o bem do nosso meio ambiente”, referiu.
O magistrado informou que a província do Zaire regista poucos crimes ambientais, tendo destacado apenas três ocorrências notificadas em 2023.
Actividade idêntica foi realizada também nos municípios do Soyo e Nzeto.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial do Ambiente e Resíduos Sólidos, Timóteo Dias da Graça, disse que de Janeiro até a presente data, foram plantadas na cidade de Mbanza Kongo, 150 mudas de árvores.
O responsável falou também dos cerca de 10 mil pés de mangais que foram plantadas de 2023 a princípio de 2024 na orla marítima dos municípios do Soyo, Nzeto e Tomboco.
A semana da legalidade ao nível da província do Zaire inscreve, entre outras actividades, palestras sobre os crimes ambientais e a importância de protecção ambiental e o papel do Ministério Público.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) comemora no próximo dia 27 de Abril, 45º aniversário da sua institucionalização. DMN/JL