Soyo – Pelo menos um milhão de árvores de diversas espécies serão plantadas nos próximos meses em algumas cidades e vilas do país pela petrolífera SOMOIL, no âmbito de um projecto de repovoamento de espécies vegetais.
O lançamento simbólico deste projecto de arborização aconteceu sexta-feira, na cidade do Soyo, e foi orientado pelo presidente do conselho de administração da SOMOIL, Edson dos Santos.
De acordo com o responsável, numa primeira fase, o projecto será implementado nas cidades e vilas da província do Zaire, no quadro da responsabilidade social desta empresa petrolífera.
Acrescentou que a iniciativa visa também conscientizar e educar as comunidades sobre a importância das plantas na vida do homem, sobretudo na protecção do meio ambiente.
Edson dos Santos disse que o projecto conta com apoio de escuteiros, escolas, organizações ambientais e da população em geral.
“A Somoil por ser uma empresa produtora de petróleo, entendemos implementar esse projecto de arborização como forma de contribuirmos na protecção do meio ambiente nas nossas cidades e vilas”, ressaltou.
O administrador municipal adjunto do Soyo para a área social e das comunidades, José Suca Londa, louvou a iniciativa da petrolífera e prometeu apoio institucional da administração local.
Referiu que o município do Soyo por possuir indústrias petrolíferas necessita de projectos do género para fazer face a eventuais desequilíbrios ecológicos. JFC/JL