Huambo – Quinhentas e 55 mudas de eucalipto foram plantadas hoje, sábado, no perímetro do aeroporto Albano Machado, arredores da cidade do Huambo, por ocasião do Dia Internacional da Árvore e das Florestas.
A data, comemorada todos os anos a 21 de Março, visa consciencializar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustento da vida em todo o planeta.
A campanha de plantação de árvores, uma iniciativa do Departamento Provincial do Instituto de Desenvolvimento das Florestas (IDF) do Huambo, contou com a participação dos efectivos das Forças Amadas Angolanas (FAA), da Polícia Nacional e membros da Organização da Mulher Angolana (OMA).
O chefe local do IDF, Antunes Justino, disse que a actividade visou reforçar o perímetro do aeroporto do Huambo, para prevenir o espaço, as infraestruturas e as aeronaves das catástrofes naturais.
Explicou que a iniciativa enquadra-se, igualmente, nos esforços do Governo Provincial do Huambo de elevar a região à "Capital Ecológica de Angola".
Paralelamente, o Gabinete local da Acção Social, Família e Igualdade no Género promoveu uma campanha de limpeza nas principais artérias da cidade do Huambo, que contou com o envolvimento de mulheres de diversas denominações religiosas e de instituições públicas.
O 21 de Março foi adoptado como Dia Internacional da Árvore e das Florestas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1971.
Situada no Planalto Central de Angola, a capital da província do Huambo “luta” para se transformar na "Cidade Ecológica" do país, através da aposta na educação e protecção ambiental, bem como na definição e implementação de projectos com impacto directo no ambiente.