Ondjiva - A promoção da educação e sensibilização das comunidades rurais para a preservação da árvore de Omufiaty (Mupame) constituem, entre outras, prioridades dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A informação foi prestada quarta-feira à ANGOP, pelo chefe do Departamento do Ambiente no Cunene, Tchingungo Contreiras, referindo que a protecção desta espécie enquadra-se no projecto da neutralidade da degradação dos solos, desenvolvido pela SADC desde 2017.
A Omufiaty é uma árvore abundante nas províncias do Sul do país.
Segundo o responsável, os Omufiaty são indicadores ecológicos e símbolo regional e da cultura dos povos da região da SADC.
Por isso, reiterou o reforço das acções de sensibilização das comunidades locais, para evitarem as práticas de abate indiscriminado desta espécie.
Actualmente, realçou, a espécie que mais predomina na região é o omufiaty, que é fustigada não só para o fabrico de carvão, como para construção de moradias, cerco de grande extensão de terra e outros artefactos que a comunidade utiliza.
Referiu ser constante e de forma recorrente a exploração desta árvore que, de forma gradual, está a ser colocada em risco.
Disse que estão a trabalhar de forma árdua, envolvendo as autoridades tradicionais, administrações comunais e municipais, no sentido de fazerem o uso sustentável desta árvore.
No quadro do Dia Mundial do Ambiente, assinalado na quarta-feira (5 de Junho), o Gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos e Serviços Comunitário do Cunene sensibiliza as comunidades de Oipembe e Oifidi. FI/LHE/OHA