Moçâmdes- Residentes do bairro 5 de Abril, no município de Moçâmedes, província do Namibe, plantaram, no sábado, 275 mudas de árvores, para o equilíbrio ambiental na zona.
Na campanha, que contou, para além dos munícipes desta zona, com estudantes e autoridades governamentais e religiosas, foram plantadas as espécies acácia e psignonia amarela, que resistem à seca.
O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Ambiente, Pedro Hungula, disse que o programa irá prosseguir até ao mês de Dezembro e prevê cinco mil mudas.
“O grande objectivo é combatermos a seca e a desertificacao, mitigar os impactos negativos das alterações climáticas, regular o microclima local, arborizar a cidade e melhorar o aspecto paisagístico da cidade”, sublinhou o responsável, em declrações à ANGOP.
A acção, inserida no programa comemorativo do 17 de Junho, Dia Mundial da Luta contra a Ddesertificação e a Seca, visa diminuir o impacto negativo das alterações climáticas na zona, bem como dar sombra aos habitantes do bairro mais populoso do municipio.
Os munícipes apelaram à administração de Moçâmedes para distribuir água com moto-cisternas, para regar as plantas, já que a zona em que foram efectuadas as plantações não possui este líquido.