Benguela – A Administração Municipal de Benguela lançou, no último fim-de-semana, uma campanha de arborização, com a plantação de 200 espécies de acácias, com finalidade de promover um ambiente mais sustentável, constatou a ANGOP.
Sob lema “Promover um ambiente sustentável em Angola é valorizar a vida”, a campanha enquadra-se na jornada do Dia Nacional do Ambiente, a assinalar-se a 31 de Janeiro.
Com a iniciativa, a Administração Municipal de Benguela pretende arborizar várias áreas do casco urbano e da periferia, sobretudo as zonas mais críticas em termos de falta de espécies arbóreas.
O início da campanha envolveu mais de 200 voluntários, com destaque para estudantes e membros da sociedade civil, e teve como foco a Estrada Nacional EN-100, no troço do 27 à rotunda do Cavaco, passando pelo bairro da Graça.
A propósito, a administradora municipal de Benguela, Paula Marisa, que fez o lançamento da campanha, encara a arborização da cidade de Ombaka como um desafio de todos os munícipes.
“Todos têm a responsabilidade de plantar uma acácia”, referiu, lembrando que algumas campanhas de plantação de acácias não surtiram os efeitos desejados, por conta dos actos de vandalização.
A título de exemplo, apontou a Rua da Maxi ou nas imediações do Cemitério da Catumbela, onde as novas acácias foram partidas.
Perante este cenário, defendeu a promoção de um intenso trabalho de sensibilização dos munícipes sobre a necessidade de protegerem as árvores plantadas e os espaços verdes, sobretudo as crianças.
A administradora apelou a todos os municípes para primarem por uma consciência ambiental, pois as acácias não só embelezam a cidade, como também proporcionam sombra e exigênio.
Por seu turno, a directora do Gabinete Provincial de Benguela do Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários, Marisa Kinzimba, pediu o envolvimento da sociedade na campanha, tendo em vista a meta de plantar até Fevereiro mais de mil mudas de acácias.
Marisa Kinzimba deu garantias de que o sector tudo fará para implementar mais acções de arborização, com vista à tornar a imagem da cidade cada vez mais agradável e convidativa aos habitantes e visitantes.
Nas ruas de Benguela existem várias acácias, que se tornam um atractivo paisagístico no final do ano, quando florescem.
Por esta razão, Benguela também é conhecida como “cidade das acácias rubras”, por ser símbolo da região. JH/CRB