Luanda – A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, pediu esta sexta-feira, em Luanda, maior articulação das associações ambientais, para a materialização com êxito das políticas do sector.
Falando no encontro de auscultação com as associações ambientais e ong´s, realizado esta sexta-feira, em Luanda, realçou que a articulação visa responder todos os objectivos de forma coordenada, dada a importância das associações no alcance e concretização das acções ambientais.
Salientou que as ong´s tornam-se parceiros insubstituíveis do Governo, na captação de projectos ligados a satisfação de necessidades básicas das populações e comunidades locais.
Por isso, encorajou-as a fortalecerem as suas capacidades de negócios e mobilização de recursos para conduzir e gerir projectos ligados ao ambiente.
Disse que estas precisam de ser parceiras credíveis diante da comunidade, para executarem também os projectos aliados com a reabilitação e recuperação de ecossistemas degradados e gestão participativa de recursos naturais.
Considerou importante o envolvimento e a participação das associações ambientais, na definição das estratégias e políticas ambientais, assim como na sua operacionalização.
Por outro lado, a governante falou da educação, enquanto factor decisivo para o desenvolvimento sustentável e para garantir a crescente sensibilização dos angolanos, em relação as questões ambientais e do progresso.